Como Identificar os Reflexos Primitivos do Recém-Nascido

Como Identificar os Reflexos Primitivos do Recém-Nascido

1. O que é o Reflexo de Mouro

Reflexo de Moro e outros reflexos primitivos do recém-nascido | Colunistas - Sanar Medicina

É basicamente um movimento involuntário do bebê e está presente nos três primeiros meses de vida. Os músculos dos braços do bebê agem de forma protetora em determinada situação. Esse reflexo é uma confirmação de que o sistema nervoso do recém nascido está se desenvolvendo corretamente.

Na imagem abaixo, é possível observar um reflexo de moro (proteção). A abdução e extensão do membros superiores (braços) e a abertura das mãos seguida de adução e flexão cruzada destes membros.

Normalmente, esse reflexo é testado pelo médico após o nascimento do recém nascido e pode ser testado novamente durante as primeiras consultas pediatra. Caso esse reflexo não ocorra, é um sinal de que possa existir um problema no desenvolvimento do bebê.

REFLEXOS PRIMITIVOS

2 – O que é reflexo tônico-cervical

É ocasionado pela estimulação proprioceptivo (capaz de receber estímulos) dos músculos do pescoço em resposta a um movimento de rotação lateral da cabeça. Esse reflexo também é conhecido como esgrimista ou reação Magnus-Klein. Geralmente, está presente até o quarto meses de vida. Não deve estar presente a partir do segundo semestre de vida.

3 – Reflexo preensão palmar e plantar


É provocado pela pressão da palma da mão (palmar).
Como mostrado na imagem abaixo durante a avaliação desse reflexo, o médico deve colocar seu dedo índex posicionando-o na palma da mão da criança.
A flexão dos dedos deve ser a resposta desse reflexo.

É provocado pela pressão da base dos artelhos (plantar).

Já a avaliação do reflexo plantar dever realizada pelo médico posicionando o polegar na planta do pé do bebê, como mostra a imagem acima. O reflexo deve ser feito pela flexão dos dedos do recém nascido.

4 – Reflexo cutâneo-plantar

Esse reflexo é um importante elemento semiológico, pois indicará lesão neurológica. Também pode se chamado de Sinal de Babinski e foi escrito pelo neurologista Joseph Babinski.

Para a avaliação, o médico deve estimular a porção lateral do pé do bebê (sentido proximal-distal). Com esse estímulo, deve ocorrer a extensão do hálux, que é considerado normal na criança até o 18 mês de vida.

5. Reflexo da marcha reflexa

É ocasionado pela inclinação do tronco do recém nascido após obter o apoio plantar.

Como retratado na imagem acima, o médico deve seguras e suspender o bebê pelo tronco, porém os pés do recém nascido deve estar tocando em uma superfície.
O reflexo deve ser obtido pela inclinação do corpo do bebê.
Esse reflexo está presente os primeiros dias de vida, porém desaparecem entre a quarta e oitava semana de vida do bebê.

6 – Reflexo da vorocidade

Esse reflexo manifesta-se quando toca-se a bochecha próximo á boca, fazendo com que o bebê desloque a cabeça para o lado do estímulo.
O reflexo de voracidade é muito importante para a amamentação.
É estimado que esse reflexo desapareça em torno do quarto mês de vida.

 

7) Reflexo de Sucção

Para identificar esse reflexo, basta aproximar o dedo dos lábios do bebê para que ele responda ao estímulo querendo sugar. É um reflexo temporário, desaparece por volta do segundo mês de vida, ainda que sua ausência possa indicar uma lesão neurológica grave, alterações no reflexo de sucção são muito inespecíficas.

 

8) Reflexo de Galant

  • É desencadeado por estímulo tátil na região dorso lateral.
  • É possível observar um encurvamento do tronco ipsilateral ao estímulo.
  • Também é chamado de reflexo de encurvamento do tronco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire now

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
Atendimento Online
Enviar Agora